quarta-feira, 2 de maio de 2012

Adicionar atalho do Eclipse ao dash do Unity (Ubuntu 12.04)

EDIÇÃO: Usem o Alacarte, aplicação que permite editar todos os itens de menu, bem como adicionar e remover também:
$ sudo apt-get install alacarte


Link original: Creating a Shortcut to Eclipse on the Ubuntu Unity Dock
Se você usa Eclipse no Ubuntu, você provavelmente percebeu que na versão dos repositórios do 12.04 Precise Pangolin não possui todos os plugins que a gente está acostumado a usar fora que a versão dos repositórios normalmente não é a mais atual, então a gente acaba baixando do eclipse.org mesmo.

Nesse caso, você pode criar um atalho para o Eclipse usando o gnome-desktop-item-edit e habilitando o Eclipse para que seja adicionado ao dash (painel lateral) do Unity. O gnome-desktop-item-edit não vem instalado por padrão, mas você instala ele rodando o seguinte comando:
$ sudo apt-get install gnome-panel
Depois de instalar, você pode criar um novo lançador executando o comando abaixo:
$ gnome-desktop-item-edit --create-new ~/.local/share/applications
A janela a seguir vai ser apresentada:
Você deve colocar todas as informações relevantes (Name, Command e clique no ícone do lado esquerdo para escolher o ícone do Eclipse) e clique em Ok. Isso vai fazer com que seja criado um lançador do Eclipse no Unity. Apertando então a tecla super você pode digitar Eclipse e arrastar o ícone que apareceu para o dash e criar um atalho rápido e bonito pro Eclipse.



Dica: crie um shell script no seu Desktop que abra o eclipse com ./eclipse, na hora que for preencher o campo "Command" do gnome-desktop-item-edit mande abrir o shell script que você criou, também preencha o campo "Name" com 'eclipse'. Isso vai fazer ele ficar com que ele pegue o ícone correto e vai deixar sua janela aberta no dash, caso contrário sempre que você clicar ele vai tentar abrir um novo eclipse e você só vai conseguir abrir a janela do eclipse pressionando Ctrl+W.

3 comentários:

  1. Ótimo post. Resolveu meu problema no ubuntu 12.04 LTS



    Jesus te ama!
    ("Porque Deus nos amou tanto que enviou Jesus, para que todo aquele que crer nele não morra eternamente, mas tenha a vida eterna")

    ResponderExcluir