quinta-feira, 24 de maio de 2012

Instalar MySQL Workbench no Ubuntu 12.04 64bits

EDIÇÃO: Esqueçam tudo que está abaixo, por dica do Tobias eu descobri que o mysql workbench está sim nos repositórios. É só digitar
$ sudo apt-get install mysql-workbench -y

Seguindo as dicas encontradas aqui e aqui. Eu instalei o MySQL Workbench no Ubuntu 12.04.

Na verdade esse post vai ser só uma tradução do segundo link, o primeiro link está aí apenas como uma referência à instalação no 32 bits.

Atualmente não existe nenhum arquivo .deb ou repositório disponível para instalar o MySQL Workbench no Ubuntu 12.04. Provavelmente vai aparecer um assim que o 12.04 for lançado oficialmente, mas por enquanto ele permanece em beta então existem alguns outros passos que devem ser seguidos para fazê-lo funcionar.
Nota: A versão oficial foi lançada e não encontrei o MySQL Workbench disponível para 12.04 nem nos repositórios oficiais e nem em pacote .deb.

Primeiramente você precisa baixar a última versão do MySQL Workbench daqui. A versão utilizada em nossos testes foi a 11.04, uma vez que esta é a última versão disponível.
Depois você precisa baixar o arquivo .deb (é o mais próximo de um .exe que eu vi no Debian/Ubuntu) da biblioteca libzip1 já que ela não está disponível nos repositórios da versão 12.04 do Ubuntu.


Para outras arquiteturas procure aqui.

Depois de baixar a libzip apenas dê um clique duplo, ele deverá abrir a Central de Programas do Ubuntu e você clica em "Instalar".

O libmysqlclient16 foi removido dos repositórios do Ubuntu 12.04 então você também precisa baixar os antigos .deb dessa biblioteca:


Agora abra o terminal e digite o comando a seguir para instalar algumas outras bibliotecas:

sudo apt-get install libzip1 python-paramiko python-pysqlite2 libctemplate0 libgtkmm-2.4-1c2a libmysqlclient16

Então entre no diretório onde você tinha baixado o MySQL Workbench e e execute o comando:

$ sudo dpkg -i mySqlWorkbenchQueEuBaixei.deb

E pronto, ele deve instalar tudo certo.

Um comentário: